Camaradas Ecetistas,
No link abaixo, apresentamos aos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios a tese da FRENTE NACIONAL DOS TRABALHADORES DOS CORREIOS (FNTC), ao Décimo Primeiro Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios (XI CONTECT), o qual se constitui num importante e decisivo momento para a organização nacional dos trabalhadores Ecetistas.
Nosso primeiro objetivo político neste Congresso é a armação da categoria para os duros embates contra os patrões da ECT e do governo, compreendendo este momento político marcado pelo agravamento da crise econômica internacional, em particular no continente europeu, quando os reflexos da crise ainda são limitados no Brasil. Mas, já ocorre um aumento da polarização social e das lutas de resistência no Brasil. O governo segue tendo o apoio da maioria da população, ancorado no crescimento econômico anterior, mas o ascenso sindical iniciado em 2011 prossegue.
O aumento da polarização social tem tido como resposta a repressão aos movimentos sociais, a criminalização das lutas, do povo pobre e das lideranças populares por parte de todos os governos. Portanto, este Congresso está chamado a responder a essa realidade, armando nacionalmente os sindicatos dos trabalhadores dos Correios com um programa de reivindicações específicas da categoria, mas também com um plano de ação comum para as lutas do conjunto da classe trabalhadora.
O nosso segundo objetivo político é seguir no chamado ao fortalecimento da alternativa de direção nacional que estamos construindo pela base da categoria, em oposição nacional a FENTECT: a FNTC - Frente Nacional dos Trabalhadores dos Correios.Buscamos a consolidação desta entidade e a incorporação de novos setores da vanguarda lutadora da categoria ecetista, nos separando da FENTECT e de sua política hegemonista ancorada por critérios e métodos estranhos à nossa classe.
A FNTC, embora seja uma entidade minoritária, se fortaleceu nas últimas lutas e tem a possibilidade de trazer para os participantes deste Congresso um conjunto de propostas que se expressam no Plano de Lutas desta tese, para defender os Correios público, 100% estatal, derrotar o SAP e preparar uma campanha de lutas pela anistia dos descontos e da compensação dos dias da greve do ano passado.
Queremos reivindicar o acerto político que foi o processo de discussão que resultou na fundação da FNTC. Ao longo dos 03 últimos anos participaram deste processo os SINTECTs de Amazonas, Pernambuco, Paraíba, Piauí, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba, a minoria da diretoria do SINTECT-RS e as oposições nos sindicatos de SP, RJ, BSB, SC, PR e CAS. Na 1ª Plenária Nacional realizada nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2012 foi eleita sua primeira direção provisória.
A conformação da FNTC confirmou-se como acerto político importante, em alternativa ao governismo, aos golpes e traições impostas à categoria pela maioria da direção da FENTECT composta pela ARTICULAÇÃO SINDICAL-CUT/PT e também pela CTB/PCdoB, hoje rachada com um setor a favor de romper e outro contra.
Mas, esse tema é parte do debate que trazemos para este XI CONTECT.
Com essa disposição e com esses objetivos, apresentamos nossa tese como uma elaboração coletiva, que segue aberta para receber outras propostas e adesões também de outros dirigentes das oposições, direções sindicais e minorias ligadas ou não à FNTC, bem como dos demais trabalhadores e trabalhadoras de base que concordarem conosco.
LEIA A TESE NA ÍNTEGRA:
ASSINE VOCÊ TAMBÉM A TESE DA FNTC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário