quarta-feira, 25 de abril de 2012

A produção industrial de serviços postais e o caráter conflitivo da gestão do trabalho nos correios


A produção industrial de serviços postais e o caráter conflitivo da gestão do trabalho nos correios

Tadeu Gomes Teixeira

Resumo


Neste artigo, resultado de um estudo realizado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), objetivou-se compreender como a ECT utiliza-se de técnicas e princípios industriais para a organização de seu processo de trabalho e como esses métodos de gestão oriundos de um modelo industrial influenciam a configuração das relações de trabalho. Para chegar a esse objetivou, buscou-se responder as seguintes questões: Como as práticas de gestão do processo de trabalho de uma empresa de serviço foram organizadas a partir de uma lógica industrial e quais as características da mesma? 

Como as relações sociais entre os funcionários de uma unidade operacional têm suas relações influenciadas por essas práticas de gestão? Como essas relações sociais articulam-se à gestão das relações de trabalho? 

A pesquisa foi realizada em um Centro de Distribuição Domiciliária e incluiu entrevistas com carteiros e com gestores, análise documental e observação direta das atividades de trabalho. Verifica-se um hibridismo das práticas de gestão, o controle sobre os trabalhadores e um autoritarismo nas relações de trabalho, além de constante pressão, intensificação do trabalho, fragmentação e individualização das atividades e uma noção de “tempo escasso” muito acentuada. Aspectos da gestão que propiciam um caráter conflitivo às relações sociais entre trabalhadores.

Palavras-chave


Gestão da produção; Indústria de serviços; Correios; Relações de trabalho; Conflito;
Texto completo: PDF

http://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/4519

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